INGREDIENTES
2 xícaras de couve-flor ralada
1 xícara de farelo de aveia
1 ovo de linhaça (veja como fazer aqui)
Orégano e sal a gosto
OVO DE LINHAÇA:
O ovo tem a função de emulsificar (dar liga) e aerar (dar leveza e maciez). Como a linhaça é composta 30% por fibras dietéticas e uma parte delas é uma “cola” que se encontra na casca, quando sua farinha é combinada com água ela se transforma em um ótimo emulsificante que dá volume para bolos, tortas, etc. E o mesmo vale para a chia: como ela absorve água, vira em uma gelatina que tem a mesma função.
PREPARO:
Ovo de linhaça: para ter uma consistência melhor e aproveitar ao máximo seus nutrientes é legal triturar a semente de linhaça na hora em que for usá-la. Mas, caso você não tenha um triturador, compre a farinha de linhaça já moída. Depois é só misturar duas colheres de sopa de farinha de linhaça com seis colheres de sopa de água e deixar descansar por alguns minutos. É aconselhada no preparo de bolos, tortas, pães..
MODO E PREPARO
Cozinhe a couve-flor ralada por aproximadamente 5 minutos. Espere esfriar.
Com a ajuda de uma colher (ou com a mão) misture todos os ingredientes até obter uma massa consistente. Pré-aqueça o forno a 180°.
ATENÇÃO:
Unte uma assadeira com um pouco de azeite de oliva e vá abrindo a massa com as mãos (ver a animação no post).
Não recomendo utilizar o rolo para pizza porque a massa pode grudar. Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 50 minutos, mas vá checando sempre para não queimar as bordas!
Retire do forno e espere esfriar antes de tentar retirá-la da assadeira. Com a ajuda de uma espátula, vá desgrudando a massa do fundo aos poucos para não quebrar. Recheie com o que preferir e leve ao forno para assar novamente.
Sirva de preferência ainda quente.
MOLHO:
Coloque dois tomates picados no liquidificador com azeite, alho, um pouquinho de sal e o tempero que desejar (orégano, manjerona..). Bata até que fique uniforme e reserve.
IMPORTANTE:
Você pode ralar a couve-flor em um ralador convencional ou no processador. Se for utilizar o processador, adicione dois dentes de alho na hora de bater tudo. Dá um sabor ainda mais especial.
Dependendo do forno a massa pode não assar por igual e acontecer de o meio ficar mais mole do que as bordas.
É importante assar a massa antes de colocar o recheio. Caso contrário pode ser que ela não desgrude e vire tudo um mexidão só!
Recomendo não fazer a massa tão fina porque as chances de ela quebrar são maiores. Tente manter uma espessura média.
Essa massa não é sem glúten por causa do farelo de aveia - a não ser que você use um que seja sem glúten. Existem algumas lojas de produtos naturais / atacado que vendem!
Dá para substituir o farelo em flocos por outras farinhas, mas acho ele super acessível e com boas propriedades nutricionais.